quinta-feira, 30 de setembro de 2010

TRE – CE promove campanha para cadastrar eleitores com deficiência


A campanha promete ajudar eleitores do Brasil inteiro, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, já adotou para o País inteiro.

No próximo dia 3 de outubro, muitos deficientes e analfabetos, terão a possibilidade de votar, com mais facilidade. Devido a reivindicações nas últimas eleições,
por parte destes votantes, o TRE - CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceára), promoveu uma campanha dirigida à este público.

Foi à primeira campanha feita pelo TRE – CE aceita e divulgada no Brasil inteiro. Todas as regiões foram contempladas, e terão melhorias para a próxima eleição. Serão aproximadamente três mil quinhentos e setenta (3.570), eleitores aptos para votar, na região sul. Sendo, mil cento e onze (1.111) seções adaptadas para portadores de necessidades especiais. Com 451 urnas onde os deficientes têm acesso á software desenvolvido, e fone de ouvido para uso de deficientes visuais.

Alguns destes eleitores que serão beneficiados com a mudança, já estão se preparando. Maicon Roberto Zigler, 32 anos, é deficiente físico e fala de sua dificuldade nas últimas eleições, para chegar até sua zona eleitoral. Quando não teve condições de votar, devido ao ruim acesso para cadeiras de rodas no local de sua votação. Agora com a normativa aberta pelo TSE, Maicon se mostrou disposto a voltar.

“Sempre tive dificuldades de chegar ao local da votação, porém, nunca quis deixar de fazer a minha parte. Já que quando temos que reivindicar alguma melhoria, numa calçada, ou horários de ônibus adaptados, sempre precisamos falar com os governantes. Me cadastrei, mudei minha zona e finalmente este ano não terei dificuldades para desempenhar meu papel de cidadão.” Declarou Maicon, que pela primeira vez sente-se seguro para ir até as urnas no dia 3.

Outros eleitores, entretanto, que já eram beneficiados, agora estão mais satisfeitos sabendo que terão mais facilidade e acessibilidade as urnas. Com 45 anos, deficiente visual desde quando nasceu, Fernando Rachadel, acha que o voto opcional é importante. Pois nem sempre os deficientes, têm condições de comparecer ao local da votação. Porém, em sua opinião, o voto facultativo para cegos deveria ser revisto. “Pois temos sido bastante beneficiados” Falou satisfeito.

Sobre a melhoria nas urnas para os deficientes visuais, Fernando complementou: “Com o advento da tecnologia, houve uma grande melhoria nas urnas eletrônicas. Dispondo de braile nos números e fones de ouvido. Que nos ajudam, não necessitando mais um deficiente visual de auxílio de outras pessoas. Estou muito contente.”

Ao eleitor analfabeto, também não é obrigatório o exercício do voto, porém as teclas da urna possuem a mesma disposição usada nos aparelhos telefônicos. Facilitando a participação destes cidadãos nas eleições. Ainda podem corrigir ou confirmar o voto, respectivamente, através das teclas, laranjas e verde.

Estes eleitores tiveram até 30 de maio para se cadastrar. Depois desta data, tiveram de recorrer aos cartórios eleitorais mais próximos. A estimativa do TRE – SC, é que todos os eleitores deficientes estejam regularizados até o dia da eleição. Para que possam dispor de melhores condições para votar.

No dia das eleições, tem preferência para votar:



  • Mulheres grávidas ou lactantes,
  • Juízes e seus auxiliares;
  • Servidor da Justiça Eleitoral em serviço;
  • Promotor eleitoral;
  • Policial militar em serviço;
  • Eleitor maior de 60 anos;
  • Enfermo;
  • Portador de necessidades especiais.

Por Franciane Dutra

0 comentários: