segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Marrketing pessoal na política

Construir uma imagem pessoal é definir uma imagem e um estilo, coerentes com a personalidade, preferências e estilo de vida da pessoa, de forma autêntica e adequada. Através dela, pode-se refletir o que cada um é e a mensagem que se quer passar sobre si.

A construção envolve um processo contínuo de avaliar e controlar o impacto da imagem. Com a orientação e as ferramentas apropriadas, pode-se abrir portas na vida de qualquer pessoa, aumentando a autoconfiança, auto-expressão e credibilidade.

O momento pré-eleições é marcado por pesquisas de intenção de votos e opinião a respeito dos candidatos, divulgação e cumprimento de agendas, pré-campanhas. A mídia está voltada atentamente para estes assuntos e os repassando aos eleitores.

De acordo com pesquisas, a primeira impressão que uma pessoa possui da outra se baseia em: 55% na sua aparência e ações; 38% no seu tom de voz; 7% no que é falado.

O primeiro julgamento é o visual e este passa muitas informações sobre qualquer pessoa. Pode informar qual sua personalidade, gostos, se possui higiene ou não, se é vaidoso, a que grupo pertence.

É justamente por isso, que candidatos envolvidos com política e eleições se preocupam tanto com a imagem transmitida aos eleitores e investem na mesma, aderindo assim, aos consultores de imagem ou Personal Styling. Já que é a partir de sua aparência, principalmente, que será julgado.

Segundo a consultora Aline França, seu trabalho tem como objetivo auxiliar na aparência, comunicação verbal, não-verbal e comportamento. Além de poder atuar de diferentes formas, o tipo de assessoria dependerá muito do cliente (pessoa física ou jurídica).

“O candidato não deve ser transformado em algo que não o identifica. A aparência precisa estar configurada, em uma apresentação que demonstre que independentemente das suas propostas ou perfil ideológico, o candidato tem respeito para com seus eleitores, e mesmo usando uma calça jeans, camiseta, terno, uma barba bem feita, os seus propósitos continuam os mesmos”, opina o Vice - prefeito de São José, Telmo Vieira.

“Tratando-se de uma pessoa pública que deseja representar pessoas de diferentes áreas e classes sociais, o ideal é manter uma imagem que transmita uma mensagem conservadora, respeitosa e reservada. Suas roupas devem ser estruturadas e funcionais, com linhas retas e poucos detalhes”, afirma Aline.

Algumas pessoas envolvidas com a política, não investiram muito na mudança da imagem, como é o caso do vereador de Florianópolis, João Amin, que continua se vestindo até hoje da mesma forma como antes. “O terno e a gravata eu uso nas sessões e solenidades. No dia-a-dia não preciso usar. Geralmente camisa social e calça jeans são as roupas que mais uso. Mas é importante você se vestir de acordo com o que a ocasião exige. Não investi na mudança da minha imagem, tento passar o que sou para as pessoas, sem ‘maquiagem‘,” diz Amin.

Durante a consultoria, são feitos estudos de autoconhecimento para construir um estilo único, sólido, harmonioso e coerente, utilizando e colocando em destaque seus pontos positivos e melhorando ou camuflando os negativos. Dessa forma, a imagem dos candidatos poderá utilizar os recursos de estilo disponíveis a seu favor para melhorar ainda mais o marketing pessoal.


Por Patrícia Martendal e Mariana Goulart

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